Seios doloridos e inchados após a menstruação, será gravidez?

Normalmente os seios ficam sensíveis, doloridos e com sensação de inchaço ou inchados mesmo no período que antecede a menstruação e assim que a menstruação desce há uma tendência desses sinais e sintomas desaparecerem.

Está situação, da forma como acontece, é perfeitamente aceitável pela maioria das mulheres e está dentro das alterações típicas da oscilação hormonal própria do ciclo menstrual, porém quando a menstruação vem e vai embora e todas estes sintomas não desaparecem a primeira coisa que vem a mente das mulheres é a possibilidade de estar grávida!

Exemplo: "Meus seios ficaram muito doloridos, meio avermelhados e com bastante veia bem a mostra, a menstruação já passou e eles continuam assim; há dias que não aguento de tanta dor que me dá nos seios e estão muito inchados e bem grandes..."

É importante lembrar que a vinda da menstruação descarta a possibilidade de gravidez (quase sempre); seios doloridos e inchados podem eventualmente permanecerem assim mesmo depois da menstruação ter parado sem que signifique algo preocupante.

É importante sempre procurar o médico em qualquer situação de dúvida (menstruação muito diferente do habitual, dor muito forte, grande inchaço, vermelhidão, falha no uso do método anticoncepcional). O exemplo acima ilustra bem a necessidade de se consultar um médico ginecologista.

13 comentários:

  1. Bom dia,minha menstruação veio no dia 13/04 e no dia 16/04 foi embora e no 8º dia comecei a 1ªdose de anticoncepicional perlutan ai 1 semana depois meus seios estao muito inchados e doloridos o que sera?

    ResponderExcluir
  2. Olá,minha menstruação veio dia 27/07 e no domingo deveria tomar a pílula, mas parei de tomar. Na segunda-feira comecei a ter dores nos seios e foi aumentando. Isso pode ser reflexo da ausência da pílula?

    ResponderExcluir
  3. Olá , minha mestruacao veio dia 03-07
    E normalmente fico com os seios doendo e enchados antes de mestruar.
    Esse mês foi diferente, veio e fico enchados e doendo a mestruação já foi embora é ainda continua assim.
    Isso pode ser gravidez ? ?
    Pois tem 1 ano e meio q não tomo mais nada..

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha menstruação veio dia 5 de outubro e com duas semanas já comecei a sentir meus seios inchados, achei estranho pois ainda estava muito cedo para vim novamente a menstruação. O mês ta acabando e ainda estão inchados. Detalhe: venho mantendo relações sexuais, sem camisinha apenas com o coito interrompido.
    Devo ficar preocupada?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!minha mestruação veio faz uns 12 dias e continuo cm mta dor no seio,nao posso nem tocar no bico q doi, tb ta mais vermelho,oq será?? posso ter engravidado

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a minha mestruação veio dia 30 e de la pra ca venho sentindo muitas dores no seios isso e normal ?

    ResponderExcluir
  7. ola .. est mestruando normal, uns 4 dias apois ela meus seiis est muit doloridos :( passei a sentir umas dorzinhas no pe da barriga do lado esqrdo e tbm dores lombar, sinto fortes dores na minha cabeca, fraqueza nas pernaas e muito estresse .. obs : meus seios so doem ate q chegue a mestrucao, est mes foi diferent.

    ResponderExcluir
  8. ola... minha menstruação desceu no dia 17/03/2014 sendo que fico cinco dias . foi embora 21/03/2014. quando foi no dia 23/03/214 desceu novamente. e meu peito continua inchado e duros e com pontadas na barriga e com colicas e dor lombar o que pode ser?

    ResponderExcluir
  9. Ola minha menstruação veio dia 28/3 durou ate dia 1/4.... logo depois comecei a sentir meios seios doloridos e um leve desconforto (principalmente a noite) no pé da barriga...o que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Bos noite
    Normalmente sinto meu seio inchado umas 10 dias antes da menstruação esse mes foi diferente
    Assim que acabou minha menstruação do meu passado nao demora 10 dias meu seio ja estava inchado .. ok minha menstruação desse mes acabou dia 6 e meus seios ainda estao inchados inchados .. o que pode ser ?
    Devo me preocupa ?

    ResponderExcluir
  11. Mestruei e meus seios estao doloridos ainda ......tive relação sexual sem camisinha mais ele garante q nao saiu nem um pouco de esperma tomei perlutan e vazou e meus seio s cotinuam dolorido posso esta gravida esse e o segundo mes q tomo pertutam

    ResponderExcluir
  12. Boa noitno dia 03/05 fiquei mestruada q durou até 09/05 e apois 15 dias mas ou menos os meus seios começaram a ficar doloridos mas já tinha ficado mestruada, começou ate sair um líquido branco quando eu espremiu pensei q tava até gravida fez o teste d farmácia mas não deu gravidez, aí fiquei meatruada 02/06 até 07/06 e os seios depois da mestruacao pararam d doer .Agora apois passara 15 dias os sintomas voltaram d novo seio inchado e dorido..
    Mim ajude por favor

    ResponderExcluir
  13. Menstruei normal durou 3 dias mesmo apos ter acabado continuei sentindo dores nos seios, e meia enjoada e a 20 dias atras tive relacao sem protecao e ele ejaculou dentro, mas menstruei sera que posso ter ficado gravida?!

    ResponderExcluir